domingo, 17 de maio de 2015

Desculpa pelo que?


Essa é uma foto minha totalmente sem maquiagem, mas esse não é um texto sobre maquiagem, ou a falta dela. Quer dizer, não exatamente. Já tem alguns dias que eu vi um vídeo da iiSuperWomanii em que ela fala sobre o dia em que ela se desculpou por ir a uma reunião "looking like a mess", o que eu vou traduzir como "estar destrambelhada " por não me ocorrer outro termo agora. E quando ela olhou pra si mesma, o que ela chamou de destrambelhada era, na realidade,  apenas ela, de moleton, cabelo natural e rosto sem maquiagem, o que é, basicamente, ela! Ela, elazinha, normal, natural. Foi aí que ela disse que notou como não deveria se desculpar por simplesmente parecer consigo mesma.
Então eu comecei a me perguntar quando foi que começou a deixar de ser tão natural a gente estar natural. Acho que pra mim - e pra muitas outras pessoas, especialmente meninas - foi na adolescência, quando a acne começou a surgir com força total e o cabelo virou uma loucura, e tentar ser uma versão melhor de si mesma virou uma luta diária, com bases, pós, mil produtos de cabelos... E nada disso é exatamente ruim, mas eu já me peguei tantas vezes dependendo de tudo isso que, sim, vira um problema. Mas nada disso é novidade, a gente já ouviu um milhão de vezes essa conversa sobre dependência de produtos de beleza para se sentir bem, o que me bateu dessa vez é que, apesar de não ser a situação no vídeo, é uma situação que eu já vivi: os outros esperarem uma imagem "photoshapada" de você. 
Eu faço arquitetura e uma vez ou outra eu já ouvi meus professores pedirem pra gente se maquiar ou usar roupas melhores nas apresentações de projeto, e na ultima vez que ouvi isso, olhei ao redor da sala procurando se tinha alguém vestido de forma não profissional, e não havia, o que havia eram alguns rostos claramente cansados dos milhões de horas investidos nesses trabalhos. É aí que eu vejo que, além de aguentar a pressão que colocamos em nós mesmos de caber em determinados padrões, tem gente alí, do lado de fora, esperando ver nossas versões melhoradas como se isso fosse um pré-requisito natural, como se isso fosse esperado e normal. Não me entenda mal, eu vou continuar me maquiando, vestindo roupas mais arrumadas, fazendo algo diferente no meu cabelo, tudo isso quando eu quiser ou quando convir, o que me incomoda é que eu associe minha aparência de "como vim pro mundo" como destrambelho, como uma bagunça, e o que me incomoda é que as outras pessoas pensem isso de mim também, e que eu pense isso da aparência daqueles ao meu redor. 
Aquela lá em cima sou eu, de pele falha e oleosa, com os cabelos secando ao natural, a mesma Luana da foto do lado, maquiada, no perfil do blog, nenhuma delas está destrambelhada, todas as duas são totalmente aceitáveis, ou pelo menos é isso que eu estou trabalhando para enxergar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário